QUEM SOMOS

Centro DH

O Centro Brasiliense de Defesa dos Direitos Humanos do Distrito Federal, é uma entidade da sociedade civil, fundada em 2010, pelo ativista Michel Platini. O CentroDH também organiza a Parada do Orgulho LGBTS de Taguatinga, cidade satélite do DF, sendo o segundo maior ato de Direitos Humanos da Capital Federal. Também responsável por diversas ações de promoção e defesa dos direitos humanos, como a diversas denúncias de transfobia, e LGBTfobia no sistema penitenciário da capital federal. Além de atuar também na promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência, dando visibilidade ao descaso com as pessoas com deficiência e a ausência de acessibilidade em espaços públicos. O CENTRODH tem atuado intensamente para monitorar a população LGBT no sistema prisional e garantir assim o devido acompanhamento. O CENTRODH conquistou recentemente através de decisão judicial a transferência de mulheres TRANS para a penitenciária feminina e atua ativamente para assegurar uma internação mais digna à essa população. Além de desenvolver oficinas para surdas e surdos LGBTS, realiza o acompanhamento e monitoramento de pessoas surdas transexuais. Articulou e esteve à frente de ações que questionavam a constitucionalidade de normas que ferem os direitos humanos e civis da população LGBT. O CentroDH conta em seu hall de parceiros institucionais, Embaixadas, Entidades da Sociedade Civil, Conselhos, Parlamentares, entre outros.

Presidência

Michel Platini

michelplatini@centrodh.org

Tradutor de LIBRAS, fundador do primeiro sindicato da categoria no Brasil. É presidente do CENTRODH. Assessor parlamentar da Dep. Erika Kokay. Foi coordenador geral do Fórum Permanente de apoio e de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do DF e Entorno. Foi presidente do Conselho de Direitos Humanos do DF, é coordenador da Aliança Nacional LGBTI no Congresso Nacional e é ativista de direitos humanos.

Tesouraria

Guilherme Shandler

guilherme@centrodh.org

Ativista de Direitos Humanos, tesoureiro do Centro DH, Coordenador da Aliança Nacional LGBTI+ no Distrito Federal e da Parada do Orgulho LGBTS de Taguatinga-DF, graduando em Arquitetura e Urbanismo. Atuou intensamente no movimento estudantil, secretario do setorial LGBT do PT/DF e do setorial de Direitos Humanos PT/DF e atualmente trabalha com assessoria para prefeituras na área da educação.

Secretaria

Rafael Lira

rafaellira@centrodh.org

Ativista e direitos humanos, iniciou sua militância na Pastoral da Criança nas periferias de Paulista Pernambuco, integrou a organização da Parada do Orgulho LGBTS de Brasília e atualmente é um dos coordenadores da Parada do Orgulho LGBTS de Taguatinga - DF, e ocupa cargo de Secretário e está graduando em Design Gráfico.

Diretoria de Comunicação

Caio da Silva

caio@centrodh.org

Social Media, diretor de comunicação do Centro DH e ativista dos Direitos Humanos.

Diretoria de Cultura

Diulio Garcia

diulio@centrodh.org

Arquiteto e Urbanista - UNIEURO/2019, fotógrafo, e aeroviário. Coordenador da segunda maior manifestação da capital federal Parada do Orgulho LGBTS de Taguatinga, desde 2015, atuou na ONG estruturação, fez parte do voluntariado do maior evento da capital federal e é ativista desde 2014. Hoje integra a coordenação do centro DH e comanda a pasta de minorias no Ajuda Legal - DF.

Luérgio de Sousa

luergio@centrodh.org

Membro da Diretoria de Cultura e Eventos. É surdo e fluente em Libras - Língua de Sinais Brasileira, possui ampla experiências com festivais artísticos. Graduando "Cinema e Mídias Audiovisuais" pelo IESB, luta para trazer às telonas do cinema as representações sociais e de seus direitos humanos, como a importância de inclusão das legendas e da Libras.

Diretoria de Relações Institucional

Alessandra Paes

alessandra@centrodh.org

Ativista dos Direitos Humanos, iniciei a militância no sistema prisional no DF, faço parte da diretoria da Afisp-DFE (Associação de familiares de internos e internas do sistema penitenciário do Distrito Federal e entorno) membro do Conselho dos direitos humanos do DF, e membro do centro-DH